Mundo

Deputada baleada em massacre no Arizona dá sinais de recuperação

postado em 14/01/2011 09:35
O médico Peter Rhee é cumprimentado pela melhora de Gabrielle GiffordsCinco dias depois de ser baleada na cabeça durante uma atividade política, a deputada democrata Gabrielle Giffords, 40 anos, deu ontem o que seus médicos classificaram como ;um grande passo; rumo à recuperação. A parlamentar, que abriu os olhos pela primeira vez quando o presidente Barack Obama a visitou no hospital, na quarta-feira, está cada vez mais consciente e, inclusive, já é capaz de interagir, movendo as pernas quando solicitado, por exemplo. ;Trata-se de um marco importante;, disse o neurocirurgião Michael Lemole, responsável pelo tratamento da deputada, que permanece em estado crítico.

Os médicos relataram que Giffords foi capaz de manter os olhos abertos durante 15 minutos e que reagiu ao som da televisão em seu quarto. ;Milagres acontecem todos os dias. Na medicina, nós gostamos realmente de prestar homenagem ao que fazemos ou ao que outros em torno de nós fazem. Uma grande parte da medicina está além do nosso controle;, disse Lemole. A equipe médica espera que a parlamentar possa se sentar em alguns dias.

Peter Rhee, chefe do Departamento de Traumatologia do Centro Médico da Universidade do Arizona, em Tucson, disse que ficou impressionado com a enorme capacidade de Giffords para responder às ordens dos médicos. ;Ela é capaz de mover suas duas pernas quando lhe pedem. E isso é enorme;, comemorou

Homenagem
Na noite de quarta-feira, Obama anunciou o progresso de Giffords em um discurso emocionado no estádio McKale Memorial Center, em Tucson, em uma homenagem pública às vítimas. ;Gabby abriu os olhos. Assim, posso dizer que ela sabe que estamos aqui. Ela sabe que a amamos e que a estamos apoiando;, disse.

O tiroteio de sábado deixou seis mortos e 13 feridos. Entre as vítimas, Christina Taylor Greene, 9 anos, que teve a vida curta marcada pela tragédia já em seu nascimento, em 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos foram alvo de ataques terroristas coordenados pela al-Qaeda. O corpo da menina foi enterrado ontem.

Apontado como único autor do crime até o momento, Jared Loughner, 22 anos, foi detido após ser contido por algumas pessoas que assistiam ao evento dos democratas, quando recarregava sua pistola semiautomática para seguir disparando. Ontem, em entrevista a um programa de televisão, Kelsey Hawkes, 21 anos, ex-namorada de Jared, destacou que na época em que eles se relacionaram, em 2005, o jovem era ;completamente diferente; do que é hoje.

;Ele era muito cuidadoso, gentil, muito doce, um pouco quieto, mas sobretudo um rapaz muito bom;, disse. Em seguida, entretanto, ela teria revelado ao jornal Daily Mail que o rapaz reagiu com destempero ao término do namoro de um ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação