Agência France-Presse
postado em 14/01/2011 10:33
Tóquio - O secretário americano da Defesa, Robert Gates, inquietou-se nesta sexta-feira (14/1) por uma "desconexão" entre dirigentes civis e militares chineses, embora tenha acrescentando que o presidente Hu Jintao é quem controla as rédeas do país.Quando o titular do Pentágono se reunia na última terça-feira, em Pequim, com o número um chinês e outros altos representantes, os meios oficiais chineses publicaram fotos do primeiro voo de testes do avião de combate furtivo chinês J-20.
Esse incidente ilustra a confiança crescente do gigante asiático, ao mesmo tempo em que suscita interrogações sobre o papel do Exército Popular de Libertação na China. Um alto funcionário americano afirmou que aparentemente Hu não estava a par desse teste.
"É um âmbito no qual, esses últimos anos, observamos certos indícios do que chamaria de uma desconexão entre a direção militar e civil" na China, disse Gares esta sexta-feira em discurso feito na Universidade Keio de Tóquio.
Ele informou que a direção civil chinesa parecia não estar a par dos atos agressivos da Marinha nos últimos anos, nem do teste do armamento antissatélites, acrescentando que há "indícios particularmente claras de que não estava informada do voo de testes (do J-20)".
Gates reforçou que não tem "nenhuma dúvida" do fato de que o presidente Hu controla as rédeas do país.