Agência France-Presse
postado em 14/01/2011 11:16
Bucareste - Dois romenos acusados de ser membros de uma ampla rede de tráfico de cocaína, coordenada pelos chefes do cartel de Medellín, na Colômbia, foram detidos, anunciou nesta sexta-feira (14/1) a promotoria romena especializada na luta contra o crime organizado (DIICOT)."A cabeça desta rede do crime organizado está na Colômbia e é constituída pelos líderes do cartel das drogas de Medellín, os irmãos Miguel e Victor Mejía Munera (chamados de ;os gêmeos;)", destacou a DIICOT.
Segundo a promotoria, os dois romenos, Nadolu Constantin e Iosif Catalin, eram encarregados de enviar a cocaína para a Romênia, procedente do Equador.
Um colombiano que trabalhava com eles, Víctor Manuel Porto Sánchez, é procurado sob acusações de tráfico de drogas e homicídio, informou a promotoria romena.
Os denunciados são acusados de ter participado da organização de um transporte de cocaína por via marítima do porto equatoriano de Guayaquil até o porto espanhol de Algeciras (sul) e depois rumo à Itália e ao porto romeno de Constanta (leste).
A investigação foi realizada pela promotoria romena, com a ajuda de funcionários americanos da Agência Antidrogas (DEA) e das autoridades espanholas, italianas e equatorianas.