Mundo

Trabalhistas britânicos infligem revés eleitoral à coalizão no poder

Agência France-Presse
postado em 14/01/2011 11:40
Londres - O Partido Trabalhista britânico inflingiu um duro revés à coalizão governamental no primeiro exame eleitoral desde a chegada ao poder em maio passado, ao vencer com folga as legislativas parciais do norte da Inglaterra, segundo resultados divulgados na sexta-feira (14/1).

Como previam as pesquisas de opinião, a candidata trabalhista Debbie Abrahams venceu com mais de 3,5 mil votos de vantagem do adversário liberal-democrata, Elwyn Watkins, em eleições celebradas na quinta-feira na circunscrição de Oldham East e Saddleworth.

O candidato do Partido Conservador de David Cameron, que lidera desde maio o governo de coalizão com os liberal-democratas, terminou muito atrás, em terceiro.

Os eleitores foram convocados novamente às urnas na quinta-feira, devido à anulação da votação nas gerais do ano passado do então candidato trabalhista, Phil Woolas, por ter feito campanha com declarações falsas sobre Watkins, que na ocasião perdeu por apenas 103 votos.

A vitória trabalhista é uma boa notícia para o líder, Ed Miliband, que teve dificuldades para se impor desde que assumiu contra qualquer prognóstico a liderança do partido, em setembro passado, em uma disputa com o irmão, David.

Ed Miliband considerou esta sexta-feira que os eleitores deram uma "mensagem muito clara" de repúdio às políticas da coalizão governamental que desalojou os trabalhistas do poder.

"Este é o primeiro passo de uma longa viagem para o trabalhismo mas, mais importante, espero que o governo escute o que tem dito sobre os temas chave", disse aos jornalistas em alusão às severas medidas para reduzir o déficit, como a recente alta do Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

"Disseram ao governo: ;pensem outra vez sobre o IVA, pensem outra vez sobre a triplicação das matrículas universitárias, pensem outra vez sobre os cortes policiais que vão afetar suas comunidades", acrescentou.

O resultado da eleição não muda, no entanto, a composição da Câmara dos Comuns.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação