postado em 14/01/2011 14:13
Mais de 300 carros, caminhões e ônibus estão impedidos de sair da região turística da Terra do Fogo por causa de um protesto de moradores que bloqueia o acesso às balsas que ligam, por via marítima, a região ao restante do continente. Há turistas brasileiros retidos na área, aguardando a liberação para deixar o local. O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, informou que o Consulado do Brasil em Santiago acompanha a situação dos brasileiros.Não há informações sobre problemas ou dificuldades mais graves envolvendo brasileiros. A série de manifestações foi causada pela reação da população da Terra do Fogo à alta nas tarifas de gás. Os protestos atingem diretamente os turistas que estão no Sul chileno.
A secretária de governo da Terra do Fogo, Eleonora De Maio, afirmou que a situação é "grave" porque só para este fim de semana é esperado que, pelo menos, 500 famílias deixem a região e retornem para casa.
Segundo a secretária, as manifestações ameaçam a escassez de bens básicos de consumo. A governadora da Terra do Fogo, Fabiana Ríos, convocou para esta sexta-feira (14/1) uma reunião de emergência. Foram chamados os prefeitos dos municípios de Ushuaia, Rio Grande e Tolhuin. Desde quinta-feira, os protestos, impedindo a saída e a entrada de veículos, foram intensificados. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam.