Trípole - O líder líbio Muammar Kadhafi afirmou neste sábado (15/1) que Zine El Abidine Ben Ali continua sendo o presidente legal da Tunísia e lamentou que tenha deixado o país, em um discurso difundido pela imprensa estatal.
"Vocês sofreram uma grande perda (...) Não há ninguém melhor do que Zine para governar a Tunísia", declarou o líder líbio. "Não espero que fique até 2014, e sim para toda a vida. Ele é ainda o presidente da Tunísia", concluiu.
[SAIBAMAIS]Ben Ali, que está na Arábia Saudita, foi afastado do poder na Tunísia de forma definitiva neste sábado, por decisão do Conselho Constitucional, com o presidente do Parlamento, Foued Mebazaa, proclamado presidente interino, anunciou a agência oficial TAP.
Ben Ali, no poder há 23 anos, abandonou a Tunísia na sexta-feira, após protestos sem precedentes contra seu regime.
Crescente oposição
Reeleito para un quinto mandato em outubro de 2009, com cerca de 90% dos votos, Ben Ali enfrentava uma crescente oposição, que degenerou em protestos nas ruas desde dezembro passado.
Ben Ali tentou, primeiro, reprimir os protestos com violência e, depois, com promessas econômicas e até políticas, optando finalmente por deixar o país.