Mundo

Austrália: Cangurus, coalas e serpentes também são vítimas das inundações

Agência France-Presse
postado em 16/01/2011 10:48
Brisbane - Serpentes refugiadas em escombros flutuantes, cangurus que chafurdam em águas lamacentas, e até um tubarão arrastado pela enxurrada às ruas de Brisbane: a rica fauna australiana também sofre com as inundações que golpearam o nordeste do país.

Segundo as associações protetoras de animais, as chuvas, que afetaram uma região do tamanho da França e Alemanha juntas, deixando pelo menos 17 mortos em Queensland, destruíram em parte o hábitat de animais selvagens, que morreram em grande número ou estão muito enfraquecidos.

A enxurrada, agora observada no sul do país, arrastou a vegetação onde vivem coalas, lagartos, rãs, e terá um impacto profundo na fauna, segundo a Associação Australiana de Veterinária. "A primeira constatação é de que morreram muitos animais", declarou Robert Johnson, especialista em fauna selvagem. "Mas o problema a longo prazo é a fragilidade dos que sobreviveram, privados de alimento porque seu hábitat desapareceu em parte.

Numerosos marsupiais jovens, como cangurus e wallabies, poderão morrer nos próximos meses, devido a infestações por parasitas e a escassez de comida.

Cangurus pequenos também podem ter sido arrancados da bolsa da mãe pela força da correnteza, e muitos se afogaram, contou Leanne Taylor, diretora do serviço de informação e proteção da vida selvagem (WIRES). "Fontes de alimentação dos cangurus, como as raízes, foram arrancadas, aumentando o perigo de que morram de fome nos próximos meses", alerta.

[SAIBAMAIS]Desde o começo das inundações, a Sociedade Protetora de Animais (RSPCA) está retirando e colocando os animais em refúgios temporários.

Em Brisbane, onde milhares de pessoas estão em abrigos de emergência, foi levantada a proibição de levarem juntos os animais domésticos.

A 100 km, em Lockyer Valley, onde aldeias inteiras foram varridas do mapa, a clínica veterinária de Gatton abriga animais "cobertos de barro, mas que surpreendentemente apresentam poucos ferimentos", explica Bob Doneley, que dirige a clínica.

"Mas estão mortos de fome e de medo", conclui.

Ante as mudanças da natureza, as espécies selvagens refugiam-se, às vezes, nas casas.

A Austrália possui sete das dez serpentes mais venenosas do mundo, e entre elas a taipan e a serpente-tigre representam um perigo real no centro de Queensland. Os crocodilos de água salgada aproveitaram as inundações para se aproximarem de cidades como Rockhampton, no litoral.

A noroeste de Brisbane, um caçador de serpentes foi chamado para proteger uma equipe de socorristas neozelandeses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação