Mundo

França: Le Pen despede-se reforçando estereótipos contra judeus

Agência France-Presse
postado em 16/01/2011 13:28
Tours - Jean-Marie Le Pen, que passou a direção da extrema-direita francesa neste domingo para sua filha Marine, recorreu a uma comparação estereotipada de narizes de judeus para defender o comportamento de segurança de seu partido, acusado de ter agredido um jornalista na noite de sábado.

Segundo seu depoimento, Micka;l Szames, jornalista do canal de televisão France 24, foi expulso violentamente da festa de gala da Frente Nacional da noite de sábado.

Ele disse ter sido "agarrado" por vários seguranças, que o "agrediram", inclusive com "chaves de braço", "insultando-o" e, depois "violentamente o jogaram para fora", após terem também "pegado sua credencial de imprensa".

Em uma coletiva de imprensa, Jean-Marie Le Pen contestou vividamente que o jornalista tenha sido "espancado", afirmando que ele apenas tinha sido "expulso" porque a celebração da noite era a portas fechadas. Segundo Le Pen, o "look particular" do jornalista - "cabeça raspada e jaqueta, atraíram a atenção", bem como seu esforço em tirar fotos e filmar.

"A pessoa em questão acredita que por ser judeu tenha sido expulsa... Isso não estava visível nem na sua credencial, nem no seu nariz, se ouso dizer", continuou Jean-Marie Le Pen.

A longa carreira de Jean-Marie Le Pen foi marcada por polêmicas consecutivas com relação aos judeus, negros ou árabes, e que até lhe valeram uma condenação da justiça.

Aos 82 anos, Jean-Marie Le Pen cedeu neste domingo a presidência do FN para sua filha Marine, de 42 anos, eleita pelos militantes do partido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação