Mundo

Novo embaixador americano chega à Síria

Agência France-Presse
postado em 16/01/2011 13:32
Damasco - O primeiro embaixador dos Estados Unidos na Síria desde 2005, Robert Ford, chegou na tarde deste domingo a Damasco, e sua presença deverá permitir a retomada do difícil diálogo entre os dois países, estimam especialistas.

O embaixador Ford "apresenta suas credenciais nesta semana ao presidente sírio", declarou à AFP uma fonte da embaixada americana em Damasco.

O diplomata experiente assume o posto no momento em que o Líbano está mergulhado numa crise política provocada pelo poderoso movimento xiita Hezbollah, apoiado pela Síria, que não aceita a investigação, pelo Tribunal Especial da ONU para o Líbano (TSL), do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, em fevereiro de 2005.

Washington não tem embaixador em Damasco desde Margaret Scobey, que foi chamada de volta aos Estados Unidos dias depois do assassinato de Hariri, do qual a Síria é suspeita de envolvimento, apesar de seus desmentidos.

Os Estados Unidos também acusaram a Síria e o Irã de armar o Hezbollah com mísseis e foguetes mais e mais sofisticaods.

Mas, para o analista sírio Sami Moubayed, "Washington está consciente da necessidade de retomar o diálogo" com Damasco.

Por sua vez, a Síria, que considera "prioridade" recuperar a colina de Golan ocupada por Israel desde 1967, conta com os Estados Unidos para "fazer pressão contra Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação