Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama felicita os sudaneses e pede calma ante os resultados do referendo

Washington - O presidente Barack Obama pediu neste domingo (16/1) aos sudaneses que esperem em um ambiente de tranquilidade e contenção os resultados do referendo sobre a independêcia do Sudão do Sul. "Incentivamos a todas as partes que continuem pedindo tranquilidade e mostrando contenção enquanto é realizada a aplicação do acordo de paz de 2005", assinalou Obama em um comunicado

O presidente americano também felicitou os sudanees e seu governo, assim como o governo do Sudão do Sul, pelo comportamento mostrado durante a realização do histórico referendo que deverá levar à independência do sul do país. Os sudaneses do sul votaram em massa no referendo sobre sua autodeterminação, concluído na noite deste sábado, e aguardam agora o resultado oficial de um pleito preparado há meio século, e com uma certeza em mente: eles terão um país independente.

O Sudão do Sul poderá transformar-se em país a partir de 9 de julho, data do final do período interino fixado pelo acordo de paz Norte-Sul. Segundo a comissão, mais de 80% dos quatro milhões de eleitores registrados participaram do referendo. A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, também felicitou o Sudão do Sul pela votação e anunciou que os observadores europeus divulgarão seu informe preliminar na segunda-feira.

A comissão já havia confirmado na quinta-feira que o índice de participação de 60% exigido para tornar válido o referendo havia sido alcançado, abrindo o caminho para a possível independência desta região encravada no centro do continente africano.

Os resultados preliminares da consulta, iniciada em 9 de janeiro, poderão ser conhecidos nos próximos dias, e os definitivos provavelmente na primeira metade de fevereiro. Mas para a população, os analistas e os observadores, o triunfo da secessão não deixa lugar a dúvidas.