Túnis - A composição do novo governo tunisiano será anunciada na segunda-feira, três dias depois que o ex-presidente Zine el Abidine Ben Ali abandonou o país, informou neste domingo uma dirigente de um partido opositor, Maya Jribi, secretária-geral do Partido Democrático Progressista (PDP). A informação foi dada depois de uma reunião dos principais partidos políticos com o primeiro-ministro Mohamed Ghannouchi.
"Foi decidido de forma consensual separar os partidos pró-governamentais. O novo governo será integrado por representantes do movimento Ettajdid (Renascimento), do PDP, da Frente Democrática para o Trabalho e Liberdades (FDTL), assim como por personalidades independentes", acrescentou. Estas três organizações políticas faziam parte da oposição legalizada.
"As próximas eleições serão supervisionadas por um comitê independente e observadores internacionais para que sejam livres e transparentes", destacou Maya Jribi, precisando que os três partidos pediram uma anistia geral para todos os presos políticos.
O presidente Ben Ali foi alvo de uma mês de revoltas populares sem precedentes contra seu regime, que se estendeu por todo o país deixando dezenas de mortos sob o fogo das forças de ordem. O presidente deposto fugiu na sexta-feira para a Arábia Saudita, depois de 23 anos no poder.