Mundo

Lugo analisará com Antonio Patriota a questão da remuneração de Itaipu

Agência France-Presse
postado em 16/01/2011 18:55

Assunção - O presidente Fernando Lugo analisará nesta segunda-feira com o novo chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota, a reivindicação paraguaia quanto à hidrelétrica Itaipu Binacional. Lugo prevê receber o ministro das Relações Exteriores brasileiro pela manhã e Patriota, em seguida, prosseguirá as conversas com seu colega, Héctor Lacognata.

"O governo de Dilma Rousseff tem maioria parlamentar e pode ajudar que seja aprovado o acordo assinado" (com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2009), comentou o porta-voz do governo na edição digital do jornal ABC de Assunção. "Lugo quer que o chanceler Patriota anuncie oficialmente que a nova presidente brasileira, Dilma Rousseff, não apenas reconheça, como também ajude na aprovaçào parlamentar no Congresso brasileiro do acordo de nota reversal de setembro de 2009", afirma a fonte, não identificada pelo jornal.

A nota estabelece um melhor pagamento ao Paraguai em conceito de compensação pela concessão obrigatória de energia a Brasil, que não é consumida pelo Paraguai. Segundo a declaraçào conjunta assinada por Lugo e Lula, em Assunção, em 25 de julho de 2009, o Brasil deve pagar anualmente 240 milhões de dólares a mais ao Paraguai.

Somados aos 120 milhões que já recebe anualmente, o Paraguai receberia no total 360 milhões de dólares por anos em compensações. Lula, no entanto, não conseguiu que o Senado brasileiro aprovasse o acordo para sua vigência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação