Agência France-Presse
postado em 17/01/2011 16:44
Porto Príncipe - O ex-ditador Jean-Claude "Baby Doc" Duvalier, que fez um regresso surpresa ao Haiti após 25 anos de exílio na França, cancelou nesta segunda-feira (17/1) uma coletiva de imprensa para conversar sobre os planos."O presidente não pode se reunir hoje com a imprensa. A razão é simples: o hotel não tem capacidade para abrigar toda a imprensa", disse o porta-voz da Duvalier, Henry Robert Sterlin, um ex-embaixador do Haiti em Paris e a Unesco.
O cancelamento ocorre apesar do Hotel Karibe, onde Duvalier está hospedado, ter organizado coletivas de imprensa no passado, incluindo eventos do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
Sterlin pediu "desculpas por parte do ex-presidente" e disse que na terça-feira anunciará um novo local e data para um encontro com os meios de comunicação.
O ex-diplomata não informou quanto tempo Duvalier permanecerá no Haiti, mas o embaixador francês em Porto Príncipe disse à AFP que o ex-presidente tem uma passagem de retorno à França para a próxima quinta-feira, dia 20 de janeiro.
Duvalier sucedeu o pai, Francois "Papa Doc" Duvalier, no poder em 1971, com apenas 19 anos, após a morte dele. Esteve à frente do Haiti até 1986, quando foi deposto por uma revolta popular após a família e pessoas próximas serem acusadas de desviar milhares de dólares de fundos públicos.