postado em 17/01/2011 17:30
O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciará na próxima sexta-feira uma reforma ministerial. O assessor jurídico da Presidência, Alexis Mera, antecipou nesta segunda-feira (17/1) que alguns ministros serão substituídos. Mas não informou os nomes. As informações são da Agência Pública de Notícias do Equador e América do Sul (Andes).Mera sinalizou que uma das áreas que será reestruturada é a de Segurança Pública. A área foi recentemente alterada quando assumir o vice-almirante Homero Arellano em substituição Miguel Carvajal na pasta de Coordenação de Segurança. O setor estratégico é considerado delicado desde que, no passado, Correa sofreu uma onda de protestos.
Em 30 de setembro de 2010, manifestantes tomaram a capital Quito e as principais cidades do país em protesto ao fim do pagamento de um abono. As manifestações foram lideradas por militares insatisfeitos. Correa interpretou que houve uma tentativa de golpe contra o governo.
Recentemente o presidente também substituiu o ministro do Interior. No lugar de Gustavo Jalkh foi nomeado Alfredo Vera. Correa mudou ainda o comando do Serviço de Inteligência nomeando Luis Yepez Andrade.