Mundo

Operação contra entorno político do ETA prende 10 na Espanha

Agência France-Presse
postado em 18/01/2011 09:32
MADRI - Pelo menos 10 pessoas foram detidas em Navarra e no País Basco (norte) em uma operação contra o entorno político da organização armada basca ETA, a primeira desde o cessar-fogo anunciado pelo grupo, indicaram nesta terça-feira veículos da mídia espanhola.

Nem o ministério do Interior nem a polícia confirmaram oficialmente esta informação.

A operação teria sido ordenada pelo juiz da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola) Fernando Grande-Marlaska.

Seis dos detidos em Pamplona, capital navarra, e nas localidades navarras de Villava, Etxarri-Aranatz, Burlada e Barañáin, são acusados de integrar a organização radical EKIN, considerada parte do entorno político do ETA.

Entre estas seis pessoas estariam Iker Moreno Ibáñez, filho de Txelui Moreno, ex-dirigente do Batasuna, braço político do ETA, e porta-voz da denominada Izquierda Abertzale, movimento informal que reagrupou antigos membros do Batasuna, desde que foi considerado ilegal pela justiça espanhola em 2003.

Segundo a imprensa espanhola, as pessoas presas nesta terça-feira são acusadas de tentar reconstruir a cúpula do EKIN, desmantelada em setembro do ano passado em outra operação, na qual nove foram detidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação