Mundo

Opositor histórico do regime de Ben Ali volta à Tunísia

Agência France-Presse
postado em 18/01/2011 12:34
TÚNIS - O histórico opositor ao regime do presidente tunesino deposto Zine El Abidine Ben Ali, Moncef Marzouki, retornou nesta terça-feira (18/1) à Tunísia, anunciou a agência oficial tunesina TAP.

"O oposicionista Moncef Marzouki, presidente do partido do Congreso pela República (CPR) voltou nesta terça-feira à Tunísia depois de anos de exílio" em Paris, informou a agência.

No aeroporto de Túnis-Cartago, Marzouki foi recebido por um "número importante" de militantes de seu partido, que entoaram o hino nacional e gritaram slogans contra a atual situação política".

Marzouki lançou um apelo à Arábia Saudita para que entregue o ex-presidente Ben Ali, que na sexta-feira fugiu do país, colocando-o à disposição da justiça, de acordo com a TAP.

Na segunda-feira, Moncef Marzouki, militante da esquerda laica, havia anunciado sua intenção de candidatar-se nas eleições presidenciais que devem ser organizada dentro de seis meses na Tunísia.

Ex-presidente da Liga Tunesina dos Direitos Humanos, até 1994, e co-fundador do Conselho das Liberdades em Túnis (CNLT, não reconhecido), Marzouki criou o Congresso pela República em 2001. Em 2000, foi condenado a um ano de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação