Mundo

Ex-banqueiro condenado por violar sigilo bancário na Suíça

Agência France-Presse
postado em 19/01/2011 14:47
ZURIQUE - O ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer, que em várias ocasiões entregou ao site WikiLeaks dadados sobre supostas fraudes fiscais, foi declarado culpado nesta quarta-feira por violação do sigilo bancário e condenado a uma multa com sursis, anunciou o juiz.

Na segunda-feira, Rudolf Elmer entregou pessoalmente ao fundador do WikiLeaks dois CDs com os nomes de 2.000 titulares de contas suspeistas de sonegação fiscal, conforme havia anunciado na vépsera.

"Os documentos mostram os titulares das contas que se escondem por trás do sigilo bancário, provavelmente para tentar escapar do fisco", explicou Elmer, ex-executivo durante oito anos do banco Julius Baer na ilhas Caimã, um território britânico ultramar no Caribe.

Elmer precisou que o conteúdo dos CDs não será divulgado de imediato. "O WikiLeaks verificará os dados e se se trata realmente de evasão fiscal e os publicará mais tarde", explicou.

Entre os titulares das contas figuram 40 políticos e figuras importantes dos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Grã-Bretanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação