Agência France-Presse
postado em 20/01/2011 18:27
Los Angeles (EUA) - A congressita americana ferida na cabeça em um evento político em Tucson há duas semanas está dando passos "fantásticos" na recuperação, incluindo a habilidade de mover o iPad, informou o médico nesta quinta-feira, antes de ser transferida para um centro de reabilitação.O marido da parlamentar Gabrielle Giffords, o astronauta Mark Kelly, acrescentou que está certo de que a esposa poderá voltar a caminhar em um prazo de dois meses e voltará ao trabalho "logo", disse em uma coletiva de imprensa, demonstrando muito otimismo.
"Está começando a se manter parada com ajuda. Ela está movendo a tela do iPad. Estes são passos fantásticos. São grandes indicadores das funções cognitivas", disse o neurocirurgião Michael Lemole.
"Mas quero que todos sejam cautelosos de que ela tem um longo caminho pela frente" em sua recuperação, advertiu o médico aos repórteres no Centro Médico Universitário em Tucson, Arizona (sudoeste).
O marido de Giffords, Mark Kelly, confirmou os planos para transferir a congressista de 40 anos a Houston, Texas, para estar perto do trabalho e das filhas.
"Estou muito esperançoso de que Gabby irá se recuperar completamente. Eu disse a ela. Ela reconhece. É uma mulher forte, uma lutadora... Portanto, estou muito confiante de que voltará para cá e retomará logo o trabalho", disse o astronauta da Nasa.
"Disse aos funcionários do hospital que eles têm que esperar para vê-la caminhando através destes corredores em dois meses. Estou certo disso", acrescentou Kelly.
Na quarta-feira, um grande júri federal acusou Jared Loughner formalmente de três crimes, entre eles tentativa de assassinato de Giffords no dia 8 de janeiro de 2011, quando disparou à queima-roupa em um tiroteio que deixou seis mortos e outros 13 feridos nos arredores de um supermercado em Tucson.
O autor dos disparos, Loughner, de 22 anos, ainda não explicou o motivo do crime.