Mundo

Drama sobre monges assassinados é favorito no César

Agência France-Presse
postado em 21/01/2011 10:27
PARIS - O filme "Des hommes et des dieux" (De Deuses e Homens), do francês Xavier Beauvois, que recria os últimos meses de vida monges assassinados na Argélia em 1994, é o favorito para o prêmios César, o Oscar do cinema francês, que teve os indicados anunciados nesta sexta-feira (21/1).

O longa de Beauvois é livremente inspirado nos últimos meses de vida dos monges, antes do sequestro e assassinato do grupo em um mosteiro das montanhas Atlas.

Na lista de indicados divulgada pel Academia dos César também estão "O Escrito Fantasma" de Roman Polanski, "L;Arnacoeur", de Pascal Chaumeil, "Gainsbourg, Vida Heróica" de Joann Sfarr, "Mammuth" de Gustave Kervern, "Le nom de gens" de Michel Leclerc, e "Tournée" de Mathieu Amalric.

Entre os atores a disputa terá Gérard Depardieu ("Mammuth"); Romain Duris ("L;Arnacoeur"), Eric Elmosnino ("Gainsbourg..."), Jacques Gamblin ("Le nom des Gens") e Lambert Wilson ("Des hommes et des Dieux").

As atrizes candidatas ao César são Isabelle Carré ("Les émotifs anonymes" de Jean-Pierre Améris), Catherine Deneuve ("Potiche" de François Ozon), Sara Forestier ("Le Nom des Gens"), Charlotte Gainsbourg ("L;Arbre" de Julie Bertucelli) e Kristin Scott-Thomas ("Elle s;appelait Sarah" de Gilles Paquet-Brenner).

A cerimônia do César acontecerá em 25 de fevereiro em Paris e terá como homenageado o diretor americano Quentin Tarantino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação