Mundo

Kremlin não pensa em retirar Lenin do mausoléu na Rússia

Agência France-Presse
postado em 21/01/2011 14:33
MOSCOU - A Rússia não planeja por enquanto retirar Lenin do mausoléu da praça Vermelha e enterrá-lo, informou um dirigente do Kremlin nesta sexta-feira, dia do 87; aniversário da morte do pai da revolução bolchevique.

"Ao que eu saiba, nenhuma decisão foi tomada em relação a isso e não há nenhum projeto", declarou o porta-voz da intendência do Kremlin, Viktor Khrekov, citado pela agência Interfax.

Ele reagiu, assim, a apelos feitos, pelo partido no poder Rússia Unida, a que Lenin seja enterrado, considerando a presença do corpo embalsamado, na Praça Vermelha, um "verdadeiro absurdo".

A questão aparece regularmente na Rússia desde a queda do regime soviético em 1991 e, principalmente por ocaião do aniversário de sua morte, no dia 21 de janeiro de 1924.

A ex-dissidente soviética Lioudmila Alexeeva, de 82 anos, pediu nesta sexta-feira a retirada dos restos de Lenin do mausoléu da praça Vermelha, mas também a sepultura do ditador soviétique Joseph Staline, morto em 1953, e que fica aos pés da muralha do Kremlin.

"Enquanto não nos desembaraçarmos de todos estes símbolos da União Soviética, não avançaremos no caminho da modernização e da democratização", acrescentou a defensora dos direitos humanos.

O jornal Vedomosti afirmou nesta sexta-feira que o Kremlin pretendia enterrar Lenin num cemitério em construção na periferia de Moscou, onde ficariam túmulos dos mais altos personagens do Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação