Mundo

Reunião de potências com o Irã foi "inconclusiva", diz diplomata

Agência France-Presse
postado em 21/01/2011 16:53
Istambul - Uma reunião entre a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, representando seis potências mundiais, e o principal negociador nuclear iraniano, Saeed Jalili, nesta sexta-feira (21/1), foi "inconclusiva", afirmou um diplomata.

"Eles falaram muito, mas as posições permanecem as mesmas... Seria justo dizer que a reunião bilateral foi inconclusiva", afirmou o diplomata, que pediu o anonimato, após o encontro de cerca de uma hora e meia entre Ashton e Jalili.

Os dois se encontraram separadamente como parte das negociações em Istambul entre Irã e o chamado grupo 5%2b1 de potências mundiais, cuja delegação foi liderada por Ashton.

O diplomata afirmou que os iranianos levantaram duas pré-condições para iniciar negociações sobre uma proposta de troca de combustível nuclear, destinada a diminuir as suspeitas de que a república Islâmica está desenvolvendo uma bomba atômica por trás de um programa nuclear civil.

Os iranianos, ele afirmou, insistiram no reconhecimento do direito de enriquecer urânio e no levantamento das sanções internacionais contra Teerã.

As seis potências rejeitaram quaisquer pré-condições, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação