Mundo

Legisladora americana deixa hospital de Tucson

Agência France-Presse
postado em 21/01/2011 20:12
Los Angeles (EUA) - A legisladora americana Gabrielle Giffords deixou nesta sexta-feira (21/1) o hospital de Tucson onde estava internada, para dar continuidade ao tratamento no Texas, enquanto grupos de pessoas se alinhavam ao longo do caminho desejando a ela uma rápida recuperação depois de ser ferida por um atirador.

Uma ambulância, acompanhada por um cortejo oficial liderado por oito motocicletas, transportou a congressista do University Medical Center, onde ela estava internada desde o tiroteio de 8 de janeiro, em que seis pessoas morreram, entre elas um juiz federal e uma menina de 9 anos, e 14 ficaram feridas.

Simpatizantes exibindo cartazes com votos de boa saúde e bandeiras americanas se posicionaram às margens da via por onde o comboio passou, com as luzes piscando, à frente da ambulância branca e azul que levava a congressista, de 40 anos, e o marido, o astronauta Mark Kelly.

Imagens de televisão mostraram Giffords sendo levada de maca a bordo de um avião a uma base vizinha da Força Aérea americana para seguir viagem rumo a Houston, Texas, onde ela é aguardada para prosseguir com o tratamento em um centro de reabilitação, após os cuidados iniciais que recebeu no hospital do Arizona.

Na quinta-feira, os médicos disseram que a mulher fez progressos "fantásticos" menos de duas semanas após o terrível ataque, conseguindo inclusive ficar de pé com ajuda, e passar fotos em um iPad.

Giffords foi atingida na cabeça durante um tiroteio em Tucson, Arizona, que deu origem a um acalorado debate sobre se a cultura política americana, ferozmente dividida, havia tido qualquer papel no ataque.

O jovem Jared Loughner, de 22 anos, foi detido no local e esta semana foi indiciado por um grande júri pela tentativa de assassinato de Giffords e dois dos assessores. Outras acusações contra Loughner devem ser apresentadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação