Agência France-Presse
postado em 22/01/2011 08:55
PEQUIM - O governo da China expressou satisfação e apoio à proposta de conversações militares entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Pequim, um dia depois de Seul ter aceitado uma oferta de Pyongyang."Apoiamos e ficamos felizes de que Coreia do Norte e Coreia do Sul melhorem suas relações por meio do diálogo, de que avancem para a reconciliação e a cooperação, e esperamos que este diálogo se traduza em um resultado positivo", disse o porta-voz, Hong Lei.
A Coreia do Sul aceitou na quinta-feira a proposta da Coreia do Norte para iniciar conversações militares "de alto nível" para reduzir a tensão, mas advertiu mais uma vez que o Norte deve admitir a responsabilidade em dois graves incidentes registrados em 2010.
Em março do ano passado, 46 marinheiros sul-coreanos morreram em um ataque contra a corveta sul-coreana "Cheonan", fato atribuído por uma investigação internacional a Pyongyang, que nega a acusação. Em novembro, a Coreia do Norte bombardeou a ilha sul-coreana de Yeonpyeong e matou quatro pessoas.