Assunção - O presidente paraguaio, Fernando Lugo, viajou neste domingo a São Paulo, onde permanecerá por cinco dias e será internado no hospital Sírio-Libanês para dar prosseguimento ao tratamento contra o câncer.
"O presidente vai tirar férias e de passagem terá aplicada a primeira dose de um medicamento como parte do tratamento contra o câncer linfático", informa um comunicado oficial.
Lugo deve retornar a Assunção no dia 27 de janeiro.
"Eu não pensava em tirar férias, mas tomei a decisão a pedido dos jornalistas, a pedido de vocês, que também querem descansar", disse o chefe de Estado antes da viagem.
O presidente paraguaio afirmou que pretende aproveitar as férias para "ler, ouvir música, ficar longe do barulho, conversar com amigos religiosos e rezar".
Também disse que está "muito melhor" desde o fim das sessões de quimioterapia do último semestre.
Segundo fontes oficiais, o presidente paraguaio deve receber na quarta-feira a primeira das 12 doses de Rituximab, um medicamento aplicado em todo paciente com linfoma folicular estágio 3 e 4.
A cada dois meses, Lugo deve repetir a dose durante dois anos.
Lugo não tem agenda oficial para o Brasil, mas existem especulações sobre um encontro com o teólogo e filósofo Leonardo Boff.
Fontes do governo descartaram uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve visitar o Paraguai em março.