Jornal Correio Braziliense

Mundo

FBI interroga clandestinos detidos no México

MÉXICO - O governo do México permite que o FBI (a polícia federal americana) interrogue os milhares de imigrantes ilegais detidos em seu território para as investigações sobre terrorismo internacional, revela o site do jornal espanhol El País, que cita documentos vazados pelo WikiLeaks.

"O CISEN (Centro de Investigação e Segurança Nacional) autorizou que os ilegais fossem interrogados pelo FBI e por outras agências de segurança a pedido das autoridades americanas", segundo o El País, que cita um telegrama da embaixada americana no México com data de 2008.

O FBI e as demais agências estariam "obcecadas" com a possibilidade de que o terrorismo internacional aproveite a "fragilidade da fronteira e a irresponsabilidade policial mexicana" para atacar os Estados Unidos.

Os interrogatórios aconteceriam nos centros migratórios nos quais o México mantêm os ilegais antes de repatriá-los para seus países de origem.

Ass autoridades mexicanas prenderam entre janeiro e setembro do ano passado 56.500 imigrantes ilegais, a maioria procedente de Honduras, El Salvador e Guatemala.

As estimativas, no entanto, são de que quase meio milhão de clandestinos entram anualmente no México para tentar chegar ao território americano por algum ponto dos 3.326 quilômetros da fronteira comum.