Mundo

Atentado mata seis peregrinos xiitas no Iraque

Agência France-Presse
postado em 24/01/2011 10:13
BAGDÁ - Seis peregrinos xiitas morreram e 10 ficaram feridos nesta segunda-feira em um atentado com carro-bomba perto de Kerbala, ao sul de Bagdá, onde milhares de pessoas são esperadas para uma peregrinação.

O ataque aconteceu perto de um ponto de ônibus de Al-Brahimi, 20 km ao leste de Kerbala, segundo Noussa;f Jaasem, vice-presidente do conselho da província de Kerbala.

Há vários dias, milhares de peregrinos viajam a Kerbala, a 110 km ao sul de Bagdá, a maioria a pé, para celebrar o Arbain, que marcará o fim do luto de 40 dias pelo martírio de Hussein, neto de Maomé, no ano 680.

Esta manifestação reliosa já foi objeto de vários atentados de grupos armados sunitas desde a queda de Saddam Hussein em 2003.

Na quinta-feira passada, 45 pessoas morreram nas explosões de três carros-bomba nos arredores de Kerbala, onde ficam os mausoléus de dois dos imãs mais importantes do xiismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação