Agência France-Presse
postado em 24/01/2011 12:14
MOSCOU - Mais de dois terços da população russa gostaria que Lênin fosse retirado do mausoléu da Praça Vermelha e enterrado, afirma o site do partido Rússia Unida, por ocasião do 87; aniversário da morte do pai da revolução bolchevique.À pergunta "você apoia a ideia do enterro de Lênin?", cerca de 70% dos participantes responderam ;sim;, sobre um total de 258.354 pessoas que participaram da enquete do site www.goodbyelenin.ru.
O nome da página alude à comédia "Good Bye, Lenin" ("Adeus, Lênin", 2003) sobre a vida na Alemanha Oriental no período comunista.
O tema do enterro de Lênin é recorrente na Rússia desde a queda do regime soviético em 1991, especialmente nos aniversários de sua morte, em 21 de janeiro de 1924.
Até hoje, nenhum dirigente tomou a decisão de fazê-lo, pois o líder bolchevique continua sendo venerado por alguns russos.
Um funcionário do Kremlin revelou na última sexta-feira que por enquanto as autoridades russas não pretendem retirar o corpo embalsamado de Lênin do mausoléu da Praça Vermelha, visitado por milhares de turistas anualmente.