Agência France-Presse
postado em 25/01/2011 10:22
MÉXICO - O presidente mexicano Felipe Calderón se reuniu na segunda-feira (24/1) com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e ressaltou a necessidade de que México e Estados Unidos trabalhem em um espírito de "responsabilidade compartilhada"."No encontro, o presidente Calderón destacou a importância de continuar trabalhando sob um espírito de responsabilidade compartilhada e respeito mútuo, como estabeleceu com o presidente americano, Barack Obama", afirma um comunicado do governo mexicano.
A reunião de Calderón com a chefe da diplomacia americana aconteceu na sede da presidência mexicana e foi o principal evento da visita relâmpago de Hillary ao México.
A secretária de Estado também se encontrou com a colega mexicana Patricia Espinosa em Guanajuato.
Calderón, acrescenta o comunicado, reiterou ainda "a importância de fortalecer a coordenação de políticas, ações e mensagens em áreas de interesse compartilhado entre México e Estados Unidos".
Hillary Clinton, que após o encontro viajou de volta a Washington, "referendou o compromisso do governo de seu país com o fortalecimento da relação bilateral, em todos os âmbitos", completa o texto.
Os principais temas da visita foram a luta contra o narcotráfico, a estratégia militar do governo de Calderón para combater o crime, a segurança, os direitos humanos e a imigração.