Mundo

Palestinos:ministro adverte qualquer decisão unilateral

Agência France-Presse
postado em 25/01/2011 21:31

Lisboa - O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, lançou uma advertência nesta terça-feira (25/1) contra "toda decisão unilateral" em relação aos palestinos, convocando a comunidade internacional "a pressionar" por uma retomada das negociações diretas.

A Irlanda anunciou nesta terça-feira que elevou à missão diplomática o posto da representação palestina em Dublin, assim como Espanha, França e Portugal, segundo uma porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

Desde 3 de dezembro, Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Chile e Peru reconheceram oficialmente este Estado, e o Uruguai deve juntar-se este ano a uma lista que já incluia há tempos Cuba, Venezuela, Nicarágua e Costa Rica.

"No que se refere às nossas relações com os palestinos, penso que é muito importante e crucial conservar uma posição muito equilibrada sobre este tema tão sensível", declarou Lieberman ao sair de um encontro com seu homólogo português Luis Amado, cujo país elevou igualmente no ano passado a delegação palestina ao posto de missão diplomática.

"Penso que toda decisão ou trâmite unilateral prejudicará muito seriamente todos os nossos esforços para conquistar uma solução global entre nós e os palestinos", acrescentou o chefe da diplomacia israelense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação