Mundo

Republicanos e democratas têm "responsabilidade compartilhada", diz Obama

Agência France-Presse
postado em 25/01/2011 22:02

Washington - O presidente Barack Obama vai pedir nesta terça-feira (25/1) a cooperação de republicanos e democratas, num exercício de "responsabilidade compartilhada" de governo, segundo extratos de seu discurso sobre o estado da União, divulgados com antecedência pela Casa Branca.

Desde as eleições legislativas de metade do mandato, em novembro, "os americanos decidiram que a responsabilidade de governar será compartilhada", dirá Obama. O pleito permitiu aos republicanos conquistar a Câmara de Representantes e reforçar sua minoria no Senado.

"Novas leis não serão aprovadas senão com o apoio de democratas e republicanos. Progrediremos juntos, ou não", vai afirmar o presidente, destacando que "as dificuldades às quais somos confrontados são maiores que as divergências partidárias ou a política".

"O risco atual (...) é o de saber se novos empregos e novas indústrias vão se enraizar em nosso país ou noutro lugar", dirá Obama, segundo a Casa Branca, que divulgou alguns trechos do discurso um pouco menos de três horas antes do horário previsto do pronunciamento no Congresso, a partir das 21H00 (quarta-feira, à meia-noite).

Segundo a mesma fonte, o presidente vai renovar o apelo à mobilização dos Estados Unidos em favor da pesquisa e do ensino, como motores de um crescimento futuro, estabelecendo uma analogia com o choque causado, em 1957, pelo lançamento do satélite soviético Sputnik.

Graças aos investimentos decorrentes da corrida ao espaço, "nós não apenas ultrapassamos os soviéticos. Lançamos uma onda de inovação que criou novas indústrias e milhões de novos empregos", lembrará Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação