Agência France-Presse
postado em 26/01/2011 11:44
WASHINGTON, 26 janeiro 2011 (AFP) - O presidente Barack Obama afirmará nesta terça-feira que os Estados Unidos devem resolver "de uma vez por todas" o problema da imigração ilegal, ao pedir um esforço bipartidário em direção a uma reforma migratória, segundo trechos de seu discurso anual sobre o Estado da União."Acredito fortemente que devemos encarar, de uma vez por todas, o tema da imigração ilegal", afirma Obama de acordo com o discurso, divulgado antecipadamente pela Casa Branca.
"Estou preparado para trabalhar com republicanos e democratas para proteger nossas fronteiras, fazer com que as leis sejam cumpridas e nos ocuparmos dos milhões de trabalhadores ilegais que atualmente vivem nas sombras", diz Obama.
O presidente tem mantido seu compromisso com uma reforma migratória integral, que abra caminho para formalizar a situação dos onze milhões de imigrantes ilegais que vivem no país, a maior parte deles hispânicos, mas seus esforços não tiveram grande repercussão no Congresso.
"Sei que o debate será difícil e levará tempo. Mas esta noite, vamos entrar em acordo de fazer este esforço", pede Obama.