Agência France-Presse
postado em 26/01/2011 11:46
WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, pede nesta quarta-feira (26/1) à Coreia do Norte que desista de suas armas nucleares e saúda a pressão sobre o Irã por seu programa atômico suspeito.Obama aborda superficialmente as tensões com o Irã e com a Coreia do Norte em seu discurso anual sobre o Estado da União, de acordo com trechos do discurso divulgados pela Casa Branca.
"Na península coreana, estamos com o nosso aliado Coreia do Sul, e insistimos que a Coreia do Norte mantenha o seu compromisso de abandonar as armas nucleares", diz Obama.
Sobre o Irã, o presidente afirma: "Por causa de um esforço diplomático para insistir que o Irã cumpra com as suas obrigações, o governo iraniano enfrenta sanções mais duras e mais apertadas do que nunca".
A Coreia do Norte, que já testou duas bombas nucleares, no ano passado bombardeou uma área civil da Coreia do Sul e foi acusada de torpedear uma corveta, em ações que demonstraram as crescentes tensões na península dividida.
Os Estados Unidos e seus aliados europeus têm liderado os esforços para aumentar as sanções contra o Irã sobre seu programa nuclear, que Teerã diz ser para fins pacíficos, mas que o Ocidente suspeita que seja destinado à produção de armas nucleares.