Mundo

Jerusalém: Olmert propôs tutela internacional sobre a Cidade Velha

Agência France-Presse
postado em 28/01/2011 13:58
JERUSALÉM - O ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert propôs em 2008 aos palestinos uma tutela internacional sobre a "bacia sagrada", que inclui a Cidade Velha e os lugares santos de Jerusalém, segundo suas memórias, que tiveram extratos publicados nesta sexta-feira pela mídia local.

O ex-chefe de governo afirma ter proposto em setembro de 2008 que "o setor, incluindo a parte de Jerusalém considerada santa para as três religiões monoteístas, e a Cidade Velha, fosse colocado sob a tutela de cinco países: Arábia Saudita, o Reino Hashemita (Jordânia), o Estado Palestino, Israel e os Estados Unidos".

Olmert também diz que na mesma época propôs que os bairros árabes de Jerusalém Oriental ficassem sob a soberania palestina; já os de colonização judaica, construídos depois da guerra de junho de 1967, permaneceriam anexados a Israel.

O estatuto de Jerusalém, que tanto palestinos como israelenses reivindicam como capital, é uma das questões mais delicadas das negociações israelense-palestinas.

Israel ocupou Jerusalém Oriental durante a guerra dos Seis Dias, em 1967, e depois procedeu a uma anexação não reconhecida pela comunidade internacional. Os palestinos querem que o setor oriental da Cidade Santa seja a capital de seu futuro Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação