Mundo

Reféns das Farc já estão nos locais de libertação

Agência France-Presse
postado em 28/01/2011 15:19
Bogotá - Os cinco reféns que as Farc prometeram libertar já estão nos locais estabelecidos para serem entregues a um comitê humanitário, anunciou nesta sexta-feira (28/1) a ex-senadora Piedad Córdoba. Ela também confirmou que a guerrilha aceitou o protocolo de segurança apresentado pelo governo colombiano.

Segundo Piedad Córdoba, técnicos do Brasil - país que facilitará tripulantes e helicópteros para a libertação - chegam na próxima semana à Colômbia para ultimar detalhes do processo.

"Aguardamos no momento as coordenadas exatas", enfatizou Córdoba, depois de uma reunião, em Bogotá, com delegados do governo e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR), para analisar o protocolo de segurança ;Colombianos e Colombianas pela Paz;.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colombia (Farc) anunciaram em 7 de dezembro passado que vão libertar o major de polícia Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, o fuzileiro Henry López Martínez e os vereadores Marcos Vaquero e Armando Acuña, sequestrados entre 2007 e 2010.

Eles fazem parte de um grupo de 19 policiais e militares que a guerrilla mantém em seu poder, alguns há 12 e 13 anos.

O comandante do Exército colombiano, general Alejandro Navas, disse à imprensa que está à espera de uma ordem do presidente Juan Manuel Santos para suspender as operações militares nas áreas onde serão libertados os reféns, para facilitar a operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação