Mundo

Protestos no Egito são comparáveis aos do Irã em 2009, diz Mousavi

Agência France-Presse
postado em 29/01/2011 19:30

Teerã - Um dos líderes da oposição iraniana, Mir Hossein Mousavi, comparou neste sábado a onda de manifestações na Tunísia e no Egito às vividas pelo Irã depois das questionadas eleições de 2009, e considerou que podem influir no futuro do Oriente Médio.

"Sem nenhuma dúvida, a origem do que vimos nas ruas de Túnis, Sanaa, Cairo, Alexandria e Suez estava no mesmo centro do protesto de milhões" de pessoas em junho de 2009 no Irã, declarou Mousavi em seu site. O resultado das eleições presidenciais no Irã, que segundo a oposição reformista esteve marcada por fraudes, provocou manifestações em todo o país, reprimidas violentamente pelo poder, que teve milhares de pessoas e condenou centenas.

Candidato sem êxito na eleição presidencial de junho de 2009, Mousavi, primeiro-ministro de 1980 a 1988, denunciou fraudes e não reconhece a vitória de Mahmoud Ahmadinejad.

bur-jds/asl/lb

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação