Mundo

Chipre reconheceu Estado palestino, diz chanceler

Agência France-Presse
postado em 30/01/2011 18:18

Ramallah - O ministro palestino de Relações Exteriores, Riyad al Malki, afirmou neste domingo à AFP que o Chipre reconheceu oficialmente o Estado da Palestina com as fronteiras de 1967. Este reconhecimento de um Estado palestino que inclui Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Faixa de Gaza, que seria o primeiro de um país membro da União Europeia (UE), não foi confirmado por fontes oficiais cipriotas.

Makli afirmou ter recebido uma carta do presidente cipriota, Demetris Christofias, "reconhecendo oficialmente o Estado da Palestina com as fronteiras de 1967", dirigida ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e que teria sido entregue neste domingo. Completou que o texto contém um compromisso para criar uma embaixada da delegação palestina em Nicosia, sem fixar uma data, iniciativa já tomada por vários países da UE.

Desde dezembro, reconheceram o Estado da Palestina oito países latino-americanos, seis dos quais aceitando as fronteiras de 1967 (Brasil, Argentina, Equador, Bolívia, Guiana e Paraguai).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação