Mundo

Chapéu de pele é mais uma dica sobre o sucessor de Kim Jong-Il

Agência France-Presse
postado em 31/01/2011 13:33
SEUL - Analistas especializados nos rituais do processo de sucessão na Coreia do Norte, cercado de mistério, estão examinando uma nova pista em potencial: o vistoso chapéu de pele usado por Kim Jong-Un, filho caçula do ditador Kim Jong-Il, apontado como seu provável substituto.

Jong-Un foi visto usando o mesmo e caríssimo chapéu de pele do pai durante uma visita a uma galeria de arte em Pyongyang, segundo divulgado pela mídia estatal em 23 de janeiro.

Um sinal claro da "promoção" de Jong-Un na hierarquia norte-coreana "é que agora ele usa o chapéu de pele de alta qualidade reservado apenas a Kim Jong-Il", explicou um oficial do governo de Seul, citado pelo jornal Chosun Ilbo.

O adereço de cabeça - fabricado por um chapeleiro estrangeiro - é um luxo permitido apenas ao líder, segundo outro especialista, que também pediu anonimato ao jornal.

"É uma regra tácita, ninguém mais pode usar um chapéu destes. Então, se Kim Jong-Un também está usando um, significa que ele agora atingiu praticamente o mesmo status de seu pai", acrescentou.

Outros altos oficiais do regime usam chapéus semelhantes, mas eles não são fabricados artesanalmente e são de qualidade inferior, ressaltou uma fonte norte-coreana.

Lee Jong-Joo, porta-voz do ministro da Unificação sul-coreano, disse nesta segunda-feira que o regime já começou a tomar medidas para "idealizar" Jong-Un, embora não seja possível apontar com total certeza se o chapéu de pele de fato indica sua chegada ao poder num futuro próximo.

Jong-Un, que teria 28 anos, foi promovido a general e nomeado para postos-chave dentro do partido comunista em setembro de 2010, confirmando sua posição de próximo líder do regime norte-coreano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação