Mundo

UE congela bens e proíbe a concessão de vistos ao presidente de Belarus

Agência France-Presse
postado em 31/01/2011 17:33
Bruxelas - A União Europeia (UE) decidiu, nesta segunda-feira (31/1), congelar os bens e proibir a concessão de vistos ao presidente de Belarus, Alexandre Lukashenko, e a 157 de seus assessores, devido à repressão contra os opositores do regime bielo-russo.

Belarus reagiu pouco depois, anunciando que tomará medidas "adequadas" e "proporcionais" às sanções europeias, informou nesta segunda-feira o ministério das Relações Exteriores.

"Não fomos nós que decidimos esta contenda com a União Europeia. No entanto, a decisão da UE obriga Belarus a tomar medidas adequadas e proporcionais (...) com a finalidade de reforçar a soberania de Belarus e preservar a estabilidade" do país, acrescentou o ministério em um comunicado.

Os ministros das Relações Exteriores da UE, reunidos em Bruxelas, decidiram ainda sancionar dois dos filhos de Lukashenko, Viktor e Dimitri, assim como o ministro da Defesa, Yuri Zhadobin, e o chefe da KGB (polícia secreta) de Belarus, Vadim Zaytsev.

Estas sanções, já mencionadas no início do mês, estavam sujeitas a uma eventual libertação dos opositores, mas no lugar de transigir, Minsk preferiu ameaçar com represálias, lembrando implicitamente que uma parte do gás russo destinado à UE transita por suas fronteiras.

Belarus, que é frequentemente considerada a única ditadura da Europa, libertou dois dos candidatos da oposição que desafiaram Lukashenko durante as eleições presidenciais, mas três ainda continuam presos. E os que foram libertados ainda não gozam de todos os direitos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação