Mundo

Anistia Internacional pede preservação de direitos humanos no Egito

postado em 01/02/2011 10:32
Brasília ; Preocupada com as consequência da série de protestos no Norte da África, em especial no Egito, a Anistia Internacional apelou aos líderes políticos da região para que respeitem e preservem os direitos humanos. Como alerta, a entidade mantém em seu site vídeos e informações atualizadas sobre as manifestações. A oposição ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, espera reunir apenas hoje (1;) mais de 1 milhão de pessoas entre o Cairo e Alexandria.

;A Anistia Internacional apela a todas as autoridades de Estado na região para que respeitem os direitos humanos, incluindo os direitos das pessoas mudar agora os dirigentes;, diz a entidade na sua página na internet.

De acordo com a Anistia Internacional, houve violência contra os manifestantes, o que provocou mortes, espancamentos e prisões. Segundo a entidade, as autoridades policiais tentar conter a ;liberdade de expressão; da população.

Há cerca de uma semana, os egípcios vão às ruas das principais cidades do país para pedir que o atual presidente Mubarak deixe o poder. No cargo há quase 30 anos, ele mudou a base de sua equipe, colocou mais militares nas ruas, mas resiste em deixar a função. O Exército assegurou que não haverá confronto com os manifestantes.

A crise no Egito já provocou a alta do preço dos barris de petróleo, que ultrapassou a cifra de US$ 100, assim como ameaça o desabastecimento no país, com a falta de alguns alimentos e dinheiro nos bancos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação