Agência France-Presse
postado em 04/02/2011 10:50
LONDRES - A BBC desculpou-se nesta quinta-feira diante do embaixador do México pelos comentários feitos contra ele no programa televisivo "Top Gear", mas defendeu as piadas sobre os mexicanos, alegando que os estereótipos são parte do humor britânico.O embaixador do México no Reino Unido, Eduardo Medina Mora, tinha condenado nesta semana os comentários "ofensivos, xenofóbicos e humilhantes" para os mexicanos, chamados no programa de "preguiçosos, irresponsáveis e flatulentos", e pedido desculpas públicas por parte da emissora.
A BBC anunciou em um comunicado que o produtor executivo da "Top Gear" tinha escrito a Medina Mora para pedir desculpas "pelos comentários realizados contra ele durante o programa".
Depois de tirar sarro dos mexicanos e de sua cultura, um dos apresentadores do programa, Jeremy Clarkson, disse que certamente não iriam receber nenhuma queixa porque "na embaixada do México, o embaixador estará sentado com o controle remoto nas mãos", e fingiu estar roncando.
Em relação aos comentários sobre os mexicanos em geral, a BBC explica que o programa estava fazendo "um uso cômico dos estereótipos".
"Sentimos muito se ofendemos alguém, mas as brincadeiras centradas nos estereótipos nacionais são parte do humor de ;Top Gear;, e também de nosso humor nacional", declarou a BBC em comunicado.
A emissora disse que os apresentadores faziam os mesmos comentários sobre ingleses, franceses e italianos, entre outros, e que "não há nenhum rancor por trás deles".
"Top Gear", que é transmitido em diversos países, entre eles o México, tem uma audiência global estimada de 350 milhões de pessoas.