Publicidade

Estado de Minas

Repórteres da EBC detidos no Egito chegam no Brasil


postado em 05/02/2011 11:59

São Paulo – Os jornalistas enviados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao Egito chegaram hoje (5) às 8h10 no Aeroporto de Guarulhos. O repórter da Rádio Nacional Corban Costa e o repórter cinematográfico Gilvan Rocha, da TV Brasil, retornaram ao Brasil após serem expulsos pelo governo egípcio. Às 12h30 os dois embarcam novamente e seguem viagem para Brasília.

Os repórteres foram detidos pelas autoridades locais na quarta-feira (2), logo após chegarem ao Egito para cobrir as manifestações populares contra o presidente Hosni Mubarak. Eles foram vendados e mantidos sem água por cerca de 18 horas. “É uma sensação horrível. Não se sabe o que vai acontecer”, desabafou Corban em entrevista à Agência Brasil quando ainda estava no Cairo.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores declarou que o governo brasileiro “deplora” os violentos confrontos no Egito – em especial, os “atos de hostilidade” à imprensa .

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) também divulgou nota prestando solidariedade aos profissionais. “É lamentável que a liberdade de imprensa esteja sendo desrespeitada no Egito, país que passa por uma grave crise política”, afirmou o sindicato.

  • Tags
  • #
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade