Agência France-Presse
postado em 05/02/2011 18:36
[SAIBAMAIS]Munique (Alemanha) ; O governo dos Estados Unidos se distanciou neste sábado (5/2) das declarações do ex-embaixador no Egito Frank Wisner, que afirmou que o ex-presidente Hosni Mubarak deve permanecer no cargo durante a transição."Wisner falava em seu nome e não em nome do governo dos Estados Unidos", disse um funcionário de Washington, sob condição de anonimato.
Wisner é um influente diplomata aposentado, que se reuniu com Mubarak na semana passada a pedido do presidente norte-americano, Barack Obama.
O ex-embaixador referiu-se a Mubarak como "um velho amigo" dos Estados Unidos e disse que ele "deve permanecer no cargo para conduzir as mudanças".
"O prosseguimento da liderança do presidente Mubarak é crucial", disse Wisner neste sábado (5/2), por meio de uma vídeoconferência no encontro sobre segurança que ocorre em Munique, na Alemanha.
O diplomata aposentado acrescentou "que é a oportunidade de Mubarak para escrever o próprio legado. Ele concedeu 60 anos de sua vida a serviço do país. Este é um momento ideal para que possa mostrar o caminho à frente".