Mundo

Grã-Bretanha não economizará no casamento real, diz primeiro-ministro

Agência France-Presse
postado em 06/02/2011 22:00
Washington ; O Reino Unido não economizará nos gastos do casamento do príncipe William e de sua noiva, Kate Middleton, cumprindo assim o desejo dos britânicos de que o casal celebre sua união com uma cerimônia pomposa, informou neste domingo (6/2) o primeiro-ministro do país, David Cameron.

Louça comemorativa do casamento real: cofres abertos para a cerimôniaEm uma entrevista concedida à rede de televisão CNN, Cameron explicou que o orçamento da cerimônia do dia 29 de abril não seguirá a tendência austera de seu governo, garantindo que "será um casamento real que todo o país poderá celebrar".

Perguntado se os contribuintes britânicos deverão assumir parte dos gastos do casamento, como é de costume, o primeiro-ministro respondeu: "Pagamos algumas partes (do orçamento) e a família real paga outras partes".

"Obviamente, o governo fará sua contribuição em termos de vigilância e segurança. Mas a família real cuidará dos planos", acrescentou.

"Acredito que será um grande momento para o Reino Unido. São um casal maravilhoso", disse Cameron.

"Sobretudo, são dois jovens que se gostam muito e que irão se casar, e devemos estar felizes por eles".

O príncipe William, segundo na linha de sucessão, atrás de seu pai, o príncipe Charles, conheceu sua noiva na Universidade de Saint Andrews, Escócia, onde ambos estudaram.

William e Kate, ambos de 29 anos, anunciaram o noivado no mês de novembro, após nove anos de namoro - e algumas crises - em meio a uma forte pressão da imprensa.

O casamento, que será realizado na Abadia de Westminster, se tornará o acontecimento real mais seguido pela televisão desde o casamento dos pais de William, o príncipe Charles e a princesa Diana.

"Sei que (o casamento) será um grande sucesso, não apenas para o país, e acreditamos que o mundo olhará para o Reino Unido e para a fantástica família real que temos", disse Cameron.

"O príncipe William, com quem compartilhei algum tempo ultimamente, é um jovem surpreendente, equilibrado, elegante", acrescentou o primeiro-ministro britânico.

"Acredito que será, estou certo, um marido magnífico, e um dia será um grande rei", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação