Mundo

Justiça espanhola decidirá se novo partido do país é legal

Agência France-Presse
postado em 07/02/2011 17:31
Madri - O governo espanhol pedirá à justiça que decida se o novo partido criado por militares do ilegal Batasuna, considerado o braço político do ETA que foi apresentado nesta segunda-feira (7/2), é legal, anunciou o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba.

A legalidade ou ilegalidade do novo partido, que foi apresentado nesta segunda-feira e cujos estatutos serão entregues na quarta-feira ao ministério do Interior espanhol, "é uma decisão que corresponde aos juízes", anunciou Rubalcaba.

"O ministério do Interior enviará estes estatutos, com os informes policiais correspondentes, à procuradoria-geral e à advogacia geral da União para que iniciem as ações que eles estimem oportunas", disse.

Responsavéis do Batasuna, formação que foi ilegalizada em 2003 pela justiça espanhola por estimar que tinha vínculos com o ETA, pretendem que este novo partido esteja em conformidade com a lei para poder se apresentar às eleições municipais do País Basco e à vizinha Navarra em maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação