Mundo

Haitianos pedem a saída do presidente cujo mandato termina esta segunda

Agência France-Presse
postado em 07/02/2011 19:33
Porto Príncipe - Duzentos manifestantes pediram, em Porto Príncipe, a saída do presidente René Preval - cujo mandato termina esta segunda-feira -, enquanto o chefe de Estado manifestou a intenção de permanecer no cargo até ser concluída a eleição presidencial.

O protesto ocorreu na praça Champ-de-Mars, em frente ao Palácio Nacional, que está em ruínas desde o terremoto de 12 de janeiro de 2010 e cujo acesso foi protegido por veículos da polícia haitiana e capacetes azuis da ONU, constatou um jornalista da AFP.

"Preval, devolve a chave do palácio, tua missão chegou ao fim", exigiram os manifestantes, enquanto atiravam latas de lixo, enquanto um grupo de jovens lançou pedras contra as forças de ordem, sendo dispersado depois com bombas de gás lacrimogêneo.

A situação parecia voltar ao normal no meio do dia.

Preval devia passar o poder neste 7 de fevereiro ao seu sucessor, mas o Haiti se encontra em meio ao processo eleitoral, depois que foram contestados os resultados do primeiro turno das eleições.

A ex-primeira-dama haitiana, Mirlande Manigat, e o cantor Michel Martelly disputarão o segundo turno, que será celebrado em 20 de março, depois que o candidato da situação foi retirado da corrida presidencial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação