Mundo

Informante que denunciou complô para matar Evo Morales é detido

Agência France-Presse
postado em 08/02/2011 11:30
LA PAZ - Uma testemunha-chave de um suposto complô da direita para dividir a Bolívia e atentar contra o presidente Evo Morales em 2009 foi detido pela polícia e deverá comparecer perante a justiça, informou nesta terça-feira o Ministério do Governo (Interior).

"Nas últimas horas, agentes da polícia capturaram o acusado dentro do caso separatismo, Ignacio Villa Vargas", que "será apresentado às autoridades do caso", indicou um comunicado oficial.

Em janeiro, um vídeo revelou que Villa Vargas, conhecido como ;El Viejo;, foi subornado para deixar o país, provocando grande revolta na Bolívia.

O caso gerou tamanha agitação política na Bolívia que Morales declarou que o vídeo "deve ser investigado; pode ser verdade, como também não".

Villa Vargas aparece recebendo 31.500 dólares para fugir da Bolívia. Seu depoimento foi essencial para acusar políticos opositores em caso de suposto terrorismo contra o governo de Morales.

Com base na confissão de Villa Vargas, os líderes civis de direita Branko Marinkovic e Guido Nayar - opositores de Morales -, militares aposentados e uma dezena de líderes cívicos foram acusados pela justiça de financiar um suposto grupo de mercenários que seria comandado por Eduardo Rózsa Flores, um boliviano-croata que participou da Guerra dos Bálcãs nos anos 90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação