Mundo

TESL: advogado de Charles Taylor abandona audiência

Agência France-Presse
postado em 08/02/2011 11:33
LEIDSCHENDAM - O advogado do ex-presidente da Libéria Charles Taylor deixou nesta terça-feira a sala de audiência do Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL), recusando-se a assistir ao início da leitura da acusação.

"Não acreditamos que seja apropriado participar" da leitura da acusação, declarou Courtenay Griffiths, advogado de Taylor, aos juízes do TESL, cuja sede fica em Leidschendam, perto de Haia.

O advogado criticou a decisão dos juízes de não aceitar a apresentação do documento que resume os argumentos da defesa, vinte dias depois da data limite fixada pelo tribunal.

"Nosso dever é sair" afirmou o advogado.

A presidente Teresa Doherty ordenou em vão que Griffiths se sentasse para ouvir a acusação. "O processo vai seguir, já houve muitos atrasos", afirmou.

O processo de Charles Taylor, primeiro chefe de Estado africano acusado pela justiça internacional, foi aberto em janeiro de 2008 na Holanda. A sentença é esperada para 2011.

mlr-mlm/ap

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação