Agência France-Presse
postado em 08/02/2011 17:50
Villavicencio (Colômbia) - A ex-senadora Piedad Córdoba chegou nesta quarta-feira (8/2) a Villavicencio (centro da Colômbia), com os dois helicópteros brasileiros que vão buscar, na quarta-feira, o primeiro dos cinco reféns a serem libertados pelas Farc.Córdoba viajou de São Gabriel da Cachoeira (Brasil) até Villavicencio, onde chegou às 14H10 local (17H10 de Brasília) junto com delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em dois helicópteros Cougar, identificados com os emblemas deste organismo humanitário.
A comitiva deve partir na quarta-feira para algum ponto da selva colombiana para buscar o vereador Marcos Vaquero, de 33 anos, sequestrado pelas Farc no dia 28 de outubro de 2009.
Espera-se que que as Farc libertem na próxima sexta-feira em Florencia (sul) o infante da marinha Henry López e o vereador Armando Acuña, enquanto o major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel deverão ser soltos no domingo em Ibagué (centro).
Estas serão as primeiras libertações unilaterais de reféns das Farc desde a posse do presidente Juan Manuel Santos, em agosto.
A última libertação de um refém desta guerrilha ocorreu em março de 2010, quando as Farc entregaram o sargento Pablo Emilio Moncayo.