Mundo

França não enviará mais tropas ao Afeganistão em 2011

Agência France-Presse
postado em 08/02/2011 21:43
Washigton - A França não pretende enviar mais forças de segurança ao Afeganistão em 2011, mas irá reposicionar algumas de suas tropas de regiões que serão entregues às forças afegãs, informou o ministro francês da Defesa, Alain Jupe, nesta quinta-feira (8/2).

Juppe, que se reuniu com o secretário americano de Defesa, Robert Gates, em Washington, afirmou a jornalistas que "temos um grupo de cerca de 4 mil soldados em campo e não pretendemos aumentar isso".

Ele acrescentou que "isto já é um esforço considerável da França... porque estivemos no Afeganistão desde o início" da ofensiva contra os talibãs liderada pelos EUA, que começou no fim de 2001.

Quando perguntado como responderia a um pedido de tropas adicionais por parte dos EUA, Juppe respondeu: "Eu disse claramente que não temos esta capacidade".

Juppe também tinha previsto se reunir com o senador John McCain, um republicano, que afirmou à AFP que "estamos muito gratos pela participação francesa", mas acrescentou que gostaria de ver mais.

"Apreciamos o que a França já fez, e obviamente gostaríamos de ter mais ajuda com os instrutores, e os gendarmes estão fazendo um trabalho muito bom com a polícia, mas eu não posso dizer à França o que fazer", disse McCain.

Juppe disse que as tropas francesas retiradas da área ao redor de Sarobi serão realocadas em Kapisa, como parte da mudança planejada neste ano para começar a transferir a segurança para as forças afegãs, junto com a diminuição da quantidade de tropas americanas no local, agora de 97 mil.

"Vamos retirar (as tropas) quando sentirmos que Sarobi está segura, se as autoridades afegãs decidirem, e vamos realocá-las na região vizinha onde ainda há trabalho a ser feito, em Kapisa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação