Mundo

EUA preocupados com corrupção generalizada na Argentina

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 10:12
BUENOS AIRES - A embaixada americana em Buenos Aires manifestou ao longo de vários anos preocupação com a corrupção na Argentina, que é considerada "generalizada", revela o site do jornal espanhol El País, que cita mensagens diplomáticas obtidas pelo WikiLeaks.

"A corrupção é generalizada no judiciário e na polícia, e alcança a política", afirma um documento enviado a Alberto Gonzales, então procurador-geral americano, pouco antes de uma viagem a Buenos Aires.

"A Argentina carece de autêntica vontade política para erradicar a corrupção", afirma outro telegrama diplomático.

Os documentos citam a renúncia em março de 2009 do ex-procurador anticorrupção Manuel Garrido e denúncias do ex-secretário Eduardo Mondino contra funcionários dos governos do falecido Néstor Kirchner (2003/2007) e de sua sucessora, a presidente Cristina Kirchner.

"Os recentes movimentos do governo argentino sufocam a independência e a eficácia dos organismos com jurisdição sobre casos de corrupção", afirmou em 2009 a embaixada, segundo o WikiLeaks.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação